top of page

Cartier e o dia dos namorados chinês

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Com a aproximação do dia dos namorados, com certeza teremos algumas campanhas que para muitos são consideradas ousadas, mas que retratam a realidade atual de marcas focadas em inclusão e diversidade. Vale à pena lembrar alguns casos passados.

Assim como o ocorrido com a Natura no caso com Thammy Miranda, a Cartier se envolveu numa questão bastante delicada pra campanha do dia dos namorados na China ao usar imagens de pessoas do mesmo sexo em sua campanha para as redes sociais conforme relatou o portal MSN.

“Em 25 de agosto, acontecerá o “Qixi”, o Dia dos Namorados chinês. Uma data importante, baseada na mitologia chinesa. Para a ocasião, a marca francesa de luxo Cartier desenvolveu um anúncio de um minuto nas redes sociais na segunda-feira (10) que exibia seu famoso anel Trinity. O problema ? O vídeo que apresenta vários casais em ambientes românticos também inclui o que parece ser um casal do sexo masculino. A causou polêmica entre os internautas chineses nesta semana.

Dois jovens em uma bicicleta, usando o mesmo anel, em um anúncio publicitário que celebra o amor. As imagens divulgadas pela Cartier na China provocaram um alvoroço nas redes sociais por uma frase que evoca o amor entre pai e filho.


Com a proximidade do “Qixi”, o Dia dos Namorados chinês, a joalheria francesa postou um vídeo romântico em homenagem ao seu famoso anel “Trinity”.

O curta mostra um homem e uma mulher de mãos dadas, mas também duas mulheres encostadas e dois homens de bicicleta. Muitos internautas interpretaram essas imagens como representações de casais homossexuais.


A legenda da Cartier no site de vendas online Tmall oferece uma leitura completamente diferente. Sob a imagem dos dois homens aparece a frase “um pai e seu filho, unidos pelo amor, que compartilham da vida”.


Cartier ‘cancelada’?


A joalheria foi muito criticada nas redes sociais. Muitos internautas consideraram que a empresa francesa cedeu à pressão de um país onde a homossexualidade não é exposta nos meio de comunicação.


“Ahahahahaha!, o amor entre homens transformado em incesto”, disse um usuário da Douban. “Se são pai e filho, por que estão usando o mesmo anel?”, pergunta outro.

Em nota enviada à agência AFP, a Cartier afirmou ter “lançado na China um filme composto por quatro histórias independentes” sobre o amor, ilustrando sentimentos que podem ser compartilhados por um casal, amigos ou familiares.


Uma das partes mostra “o vínculo único entre um pai e seu filho, que desfrutam juntos de um passeio alegre e lúdico em uma bicicleta”, detalhou a empresa.


“Desde sua criação em 1924, os anéis da série Trinity sempre simbolizaram a atemporalidade intrínseca das relações íntimas entre amantes, amigos e membros da mesma família”, completou.


Apesar da homossexualidade já não ser mais um tabu na China, o Partido Comunista, no poder, censura as discussões e os filmes sobre o tema. No Brasil, no Dia dos Pais 2020, a empresa Natura virou alvo de boicote de consumidores após anunciar campanha de Dia dos Pais estrelada por Thammy Miranda, conhecido transexual masculino brasileiro.”


Comments


bottom of page