top of page
Foto do escritorJulius Rodriguez

"Oi, tia, eu já sei ler: McDonald's"

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Foi mais o menos assim que o neto de uma vizinha aos quatro anos de idade abordou minha mãe no condomínio que ela mora. É muito bonitinho, mostra algo que pode parecer bastante inocente, mas algo que traz a ideia do comum nas nossas vidas: a introdução ao mundo do consumo.



Nós já somos introduzidos ao mundo consumo desde a hora que nascemos quando nossas mães nos vestem com as roupinhas que escolheram para a maternidade. Pais, quando tem seus times do coração, já nos introduzem as cores, símbolos e peças para nos educar à mesma paixão. Vai além do rosa e azul. Brinquedos, roupas, acessórios, tudo nos é introduzido desde cedo. E seguimos fazendo o mesmo com nossos filhos.


Consumir é um conjunto de ações pautadas muitas vezes em hábitos que são aprendidos ao longo da vida e estão essencialmente construídos sob os valores que nos são transmitidos e desenvolvidos.


Lembrando que as marcas tem um conjunto de valores que também são transmitidos, comunicados, e que podemos desenvolver uma afiliação com as mesmas. Então cabe aqui uma pergunta: que tipo de educação para o consumo estamos passando para nossos filhos?


Claro que a mídia influencia nos comportamentos de consumo, e tantos outros agentes também, mas o papel dos pais e familiares próximos é fundamental na construção do perfil de consumo de cada indivíduo.

Comentários


bottom of page